terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

10 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OBESIDADE EM GATOS

O texto abaixo foi retirado de bichinhosprecisamdelar.blogspot.com
Existem vários fatores que podem fazer um gato tornar-se obeso. Às vezes, os fatores se sobrepõem e interagem uns com os outros de maneiras complexas. É raro que um fator por si só provoca o problema. Questões relacionadas à alimentação, exercício físico, o corpo do gato e do ambiente social podem causar ou agravar o ganho de peso em um gato.

1. Tipo de comida

O alimento que é de baixa qualidade, portanto, requer mais calorias para oferecer nutrição necessária. Este é um dos maiores problemas com a comida de gato seco. Outros alimentos que contribuem para o ganho de peso são aqueles que contêm muitos carboidratos e ingredientes como milho, soja e xarope de milho rico em frutose.

2. Excesso de comida

Às vezes o ganho de peso do gato é puramente uma questão de muitas calorias. Alimentando-o em excesso de qualquer alimento, fará com que ele ganhe peso.

3. Método de Alimentação

Deixando uma tigela de comida a vontade o tempo todo irá contribuir para a obesidade do gato. É melhor para alimentar um gato com uma quantidade medida de alimento duas vezes por dia.

4. Falta de exercício

Um gato tem que queimar a quantidade de calorias que consome, ou vai tornar-se obeso. Se um sedentário come tantas calorias como um gato ativo, ele vai ganhar peso.

5. Idade

Os gatos tendem a ganhar peso na faixa etária entre 6 e 10 anos. O metabolismo de um gato diminui à medida que a idade avança, de modo que a ingestão de alimentos deve ser ajustada para evitar o sobrepeso.


6. Estilo de Vida

O estilo de vida do gato e do dono pode afetar a obesidade. O tutorque pode gastar pelo menos 10 minutos por dia brincando com seu gato provavelmente vai ter um gato mais apto. Um gato que pode sair e explorar também vai ficar mais em forma, mas isso não significa oferecer acesso a rua. Gatos devem permanecer dentro de casa.

7. Esterilização

O ato de castrar ou esterilizar o seu gato não é uma causa para a obesidade em si. O problema surge porque um gato castrado tem menos vontade de caminhar e de explorar e, assim, deixa de queimar calorias. Se seu gato é castrado, Faça um esforço a mais para incentivá-lo a se exercitar.

8. Deficiência

Um gato ferido ou incapacitado terá mais dificuldade em se movimentar para queimar calorias.

9. Doença

Os gatos com hipotireoidismo e diabetes têm um risco maior de obesidade devido ao processo da doença. É possível manter esses gatos saudáveis, com um pouco de esforço extra.

10. Genética

Certas raças são mais ativas, enquanto outras são mais calmas e sedentárias e portanto com maior tendência a obesidade.

Referências:

http://www.vetinfo.com
http://judyshealthcafe.com
http://revistaonlinegatosecia.blogspot.com
http://www.clubedogato.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário