quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

12 MOTIVOS PARA CASTRAR SEU CÃO

O texto abaixo foi retirado de: http://www.bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/

Criar um cão de estimação pode ser uma experiência maravilhosa para você e para ele. No entanto, é importante assumir a responsabilidade de cuidar bem dele e isso inclui a castração. Listo aqui 12 boas razões por que castrar  é tão importante.

01. A primeira boa razão para castração é evitar a gravidez indesejada e ninhadas. Muitos acham os filhotes lindos e atraentes, mas nem todos gostam deles o bastante para assumir a responsabilidade depois. Com a castração do seu cão você reduz o risco de mais uma ninhada de filhotes não planejados.

02. A cadela vai viver uma vida mais longa e saudável. Castrar a cadela antes do primeiro cio reduzirá as chances dela ter infecções uterinas e câncer de mama. O câncer de mama é fatal em cerca de 50% das fêmeas não castradas.

03. Uma cadela castrada não entrará no cio, e consequentemente não sangrará. Dessa forma você evita o trabalho de limpar manchas de sangue em seu mobiliário e carpetes.

04. Seu cão macho será beneficiará também se for castrado. Se a esterilização for feita antes dos 6 meses de idade, você reduzirá significativamente o risco dele desenvolver um câncer de testículo e uma variedade de problemas de próstata.

05. A castração vai diminuir o desejo do cão de fugir e perambular fora de casa. Dessa forma ele estará mais seguro, pois dentro de casa ele não correrá o risco de lesões por acidentes de carro ou brigas com outros cães.

06. A castração promove um melhor comportamento em cães machos. Um cão macho não castrado tem o desejo de montar e marcar o seu território. Depois de castrado, esses desejos são muito reduzidos, quando não eliminados.

07. A castração é mais rentável. Apesar de castração ou esterilização terem um custo relativamente alto, não é tão caro quanto cuidar de uma cadela grávida e os filhotes que virão depois.

08. A castração não deixa o cão mais gordo. Muitas pessoas acreditam que a castração irá tornar o cão obeso. Muita comida e falta de exercício é o que torna o animal pesado. Com um controle de sua alimentação e exercícios, cães manterão um peso corporal saudável.

09. Ao castrar sua cadela você vai evitar a circulação de cães errantes em torno de sua casa enquanto ela estiver está no cio.

10. Castrar o seu cão vai reduzir o risco de propagação de doenças. Estar em contato com outro cão que não é vacinado pode colocá-lo em risco de contrair uma série de doenças.

11. A cada cio de uma cadela, aumentam suas chances de desenvolver uma piometra (infecção uterina) ou câncer de mama na vida adulta.

12. No Brasil existem mais de 5 milhões de animais abandonados, destes, muitos são filhotes, alguns recém nascidos, que na maioria das vezes morrem, vítimas da fome, das doenças e da maldade humana. Isso poderia ser facilmente evitado com a castração. Castrando seus cães, você está ajudando a reduzir a população canina, e abrindo um espaço para que outros cães sejam adotados.

Referências:

http://ezinearticles.com
http://www.vetinfo.com

Um comentário:

  1. Gostaria de saber de quem e a responsabilidade por cães soltos nas ruas e praças da cidade ,haja vista que cães estao cauzando panico na praça dos Andrdas em Barbacena ,incluzive tem relatos de pessoas que ja foram mordidas por cão na Praça dos Andradas.Pergunto ,o que fazer?a quem denunciar?????Desde ja esclareço que adoro os bichos,porem creio eu que a situação esta complicada ali na praça dos Andradas,e alguma medida tem que ser tomada antes que uma criança sofra um ataque mais grave...

    ResponderExcluir