quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comportamento (Gatos)

Arranhamento

O arranhamento é uma necessidade biológica para seu gato. Portanto, você não pode puni-lo por arranhar os móveis, a menos que você tenha dado a ele uma alternativa como, por exemplo, um poste arranhador. Se seu gato já arranhou alguma coisa, cubra-a com plástico e, provavelmente, ele passará a arranhar o poste. Quando ele arranhar seu poste arranhador, recompense-o com estímulos.

Vários Gatos

A despeito de seus modos independentes, seus gatos são animais muito sociáveis. Na verdade eles podem se sentir solitários e entediados se você não dedicar um tempo suficiente tentando fazer com que brinquem com você. A fim de minimizar as chances do seu gato se sentir isolado, você poderá ter a idéia de pegar um outro gato. E, para minimizar as chances desse outro gato se sentir solitário, você poderá pensar em trazer para casa ainda um outro gato... e assim por diante. Eis algumas sugestões relativas a casas com vários gatos que você poderá considerar úteis. Em geral, a seguinte combinação de gatos parece ser a que funciona melhor: dois filhotes; um gato adulto, castrado e filhotes; ou dois gatos adultos castrados (duas fêmeas ou um macho e uma fêmea). A combinação mais volátil parece ser a de dois gatos machos adultos não castrados. Considere a personalidade do seu gato atual antes de trazer para sua casa um novo gato. Um gato ativo apresenta uma maior probabilidade de aceitar um novo gatinho. Um gato mais sossegado, mais recluso poderia preferir um gato adulto como um companheiro. Se seus gatos apresentarem conflitos de personalidade, você poderá diminuir a tensão entre os mesmos cuidando para que cada um deles tenha um espaço pessoal suficiente e objetos pessoais que atendam às suas necessidades. Cuide para que haja pelo menos uma bandeja sanitária em cada piso e que tais bandejas sejam de fácil acesso em caso de emergência. A fim de evitar conflitos territoriais entre os gatos, coloque bandejas sanitárias em vários locais em toda a casa de modo a evitar a exclusão de um gato do território de um outro gato. Não deixe de providenciar para que haja bastante água potável e limpa disponível para todos os gatos durante todo o tempo. Manter tigelas em vários lugares em toda a casa poderia ser uma boa idéia. Mantenha postes arranhadores e camas em diversos lugares a fim de acomodar todos os gatos em sua casa. 

Borrifamento

Além de urinar por necessidade fisiológica, muitos gatos utilizam sua urina para marcar seu território. Este comportamento é chamado de borrifamento de urina. Ao invés de se agachar e urinar formando uma grande poça, o gato levantará sua cauda e esguichará a urina para trás, na direção do objeto que ele está tentando marcar. Tanto os machos como as fêmeas borrifam urina, embora este comportamento seja mais comum nos machos. A forma mais fácil de tratamento é castrar o gato. Em 90% de todos os machos, este procedimento é eficaz. Via de regra, os gatos só começam a apresentar este tipo de comportamento quando sentem que seu território está ameaçado, como, por exemplo, quando um novo gato entra em cena. Alguns gatos que vivem dentro de casa podem se sentir ameaçados quando um gato de rua começa a aparecer na janela. Neste caso, você pode e deve intervir tentando encorajar o gato de rua a encontrar algum outro lugar para ficar. Consulte o seu veterinário sobre os possíveis problemas de saúde que podem estar causando este comportamento. Os veterinários têm tido sucesso no tratamento dos gatos com terapia por meio de drogas a fim de ajudar a reduzir sua ansiedade.

O texto acima foi retirado de: http://www.nestle.com.br/purina

Nenhum comentário:

Postar um comentário