sábado, 15 de janeiro de 2011

Cães - Comportamento - Rotina

Como os cães/filhotes de cães são criaturas de hábitos, as rotinas são muito importantes. Você precisa elaborar uma rotina de quando você deve alimentar, dar água, exercitar e levar o seu cão/filhote para fora para que ele faça suas necessidades. Naturalmente, você vai querer que seu novo amigo se adapte à sua casa rapidamente e, sem uma rotina, esta adaptação poderá se tornar um pesadelo que se arrastará por um longo tempo.

Se você souber quando ele comeu e encheu sua bexiga de água você terá uma boa idéia de quando ele precisará ser levado para fora para fazer xixi. Você também estará treinando seu sistema digestivo. Lembre-se do adestramento preventivo - é sempre melhor pensar antecipadamente. Leve o seu cão para fora quando você achar que ele poderia ter que fazer suas necessidades, ao invés de esperar demais e correr o risco de que o seu filhote/cão venha a fazê-lo dentro de casa. Quanto mais vezes o seu filhote/cão fizer suas necessidades fora de casa, onde você quer que ele faça, menor será a chance dele cometer um acidente dentro de casa. Eles realmente querem lhe agradar e você pode mostrar-lhes como fazê-lo.

Sempre acompanhe o seu cão/filhote fora de casa. Desta forma, você poderá levá-lo a uma área previamente escolhida em seu quintal para fazer suas necessidades, eliminando assim seu hábito de cheirar o quintal todo para encontrar o lugar desejado para fazê-las. Você também terá certeza de que o seu cão/filhote fez suas necessidades antes de trazê-lo para dentro de casa e poderá elogiá-lo.

O exercício também é importante para todos os cães. Cerca de 40% a 60% de todos os cães adultos apresentam excesso de peso ou provavelmente engordarão devido à dieta e ausência de um programa de exercícios. Além disso, a ausência de exercícios pode levar os cães/filhotes a ter um comportamento de mastigação destrutivo, por ficarem entediados ou procurarem queimar o excesso de energia. Levar o seu cão/filhote para um passeio de 15-20 minutos poderá ajudar a socializá-lo, dar a vocês alguma coisa para fazerem juntos (vínculo) e será uma excelente forma de exercitá-lo.

O texto acima foi retirado de: http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_comportamento_rotina.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário