sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Castração das gatas !!

O texto abaixo foi retirado de: http://ongpatamada.blogspot.com/

A esterilização é uma cirurgia destinada a impedir a reprodução. Na fêmea, a esterilização consiste na remoção dos órgãos reprodutores internos, nomeadamente o útero e os ovários - ovariohisterectomia. Com esta cirurgia, as gatas deixam de ter o cio, não podendo procriar, tornam-se menos susceptíveis a doenças, como cancro mamário ou infecções, e o seu temperamento e sociabilização sofrem melhorias consideráveis. Deve ser realizada por volta dos seis meses de idade, preferencialmente antes do primeiro cio.
Felizmente, esta cirurgia tem vindo a generalizar-se devido às suas inúmeras vantagens, tanto para as gatas como para os seus donos.
A esterilização, quando realizada antes do primeiro cio, reduz a probabilidade da gata desenvolver tumores mamários para cerca de 0,5%. Estes são quase sempre malignos e estão entre os três tipos de tumores mais frequentes nas gatas.
Uma gata esterilizada torna-se mais meiga, mais calma e mais sociável. A esterilização não altera em nada a personalidade das gatas nem o seu desenvolvimento e não é, como muita gente pensa, ir contra aquilo que é natural.
Enquanto que nós, humanos, podemos escolher qual o método contraceptivo que vamos utilizar de modo a prevenir gravidezes indesejadas e contágios de doenças, os animais não têm essa opção. Cabe-nos a nós, donos responsáveis, pessoas racionais e que se preocupam com o bem estar de todos os animais em geral, tratar de arranjar solução para um problema que é de todos nós.
Uma das vantagens da esterilização é prevenir a sobrepopulação de animais que, por se reproduzirem de uma forma exponencial, é muito difícil controlar. Por exemplo, uma ninhada com 4 gatinhos, duas fêmeas e dois machos, pode, no espaço de um ano, originar a existência de mais de 100 gatinhos. Destes, nem todos terão a sorte de arranjar um lar para toda a vida e muitos acabarão nas ruas, vítimas de abandono, maus tratos, doenças, atropelamentos e abate indiscriminado em canis e gatis.
A esterilização também aumenta a esperança média de vida dos animais, reduz a possibilidade de contraírem doenças e elimina ou reduz os comportamentos típicos do cio, como a marcação de território ou os incomodativos miados nocturnos.
As gatas tornam-se mais caseiras, pois, como não têm o cio, não precisam de procurar parceiro sexual, o que também reduz a possibilidade do animal se perder.
Todos estes factores associados fazem com que a esterilização seja uma opção a ter seriamente em conta no que respeita à saúde da sua gata.

O útero da gata

Imagem retirada de: http://www.westlakeanimalhospital.com/


1. Ovário
2. Tubo uterino
3. Corpo uterino
4. Vagina
5. Bexiga
6. Trompa de Falópio






Pode, e deve, consultar este Folheto Informativo disponibilizado pela Royal Canin, que contém alguma informação sobre este tema. Poderá imprimi-lo para sensibilizar um seu conhecido ou para divulgar em algum local público.
Para mais informações poderá consultar o site http://www.esteriliza-me.org/.
Se pretender visualizar fotografias do procedimento de uma cirurgia de esterilização de gatas passo-a-passo, poderá consultar o site http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/spaying-procedure.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário