segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Um animal não é um brinquedo !!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

27 eventos de adoção de cães e gatos (até 30 de janeiro)

Distrito Federal
 
29-01-2011  Feirinha de Adoção SVPI - Asa Norte -  Brasília  DF
 
Minas Gerais
 
29-01-2011  Adote um Amiguinho Fiel - Centro -  Araxá  MG
29-01-2011  Amigo não se compra, se adota! - Braúnas -  Contagem  MG
30-01-2011  Adote um Amiguinho Fiel - Urciano Lemos -  Araxá  MG
 
Paraná
 
29-01-2011  Feira de Adoção Permanente da Soc. Prot. dos Animais de Campo Largo -  Campo Largo  PR
29-01-2011  Feira de Adoção - Fazendinha -  Curitiba  PR

Rio de Janeiro
 
29-01-2011  Adote um Focinho Carente - Gloria -  Rio de Janeiro  RJ
29-01-2011  Feira de Adoções GAPA-MA Itaipava - Itaipava -  Petrópolis  RJ
 
Rio Grande do Sul
 
30-01-2011  IX Feira de Adoção de Animais - Centro -  Erechim  RS
 
São Paulo
 
Grande SP28-01-2011 - 30-01-2011  Loja de Adoção no Santana Parque Shopping - Santana -  São Paulo  SP
29-01-2011  Feira de Adoção União SRD 2011 - Pompéia -  São Paulo  SP
29-01-2011 - 30-01-2011  Feira de Adoção dos Amigos dos Bichos - Ipiranga -  São Paulo  SP
29-01-2011  Projeto SOS Felinos MIAUDOTE! - Parque da Moóca -  São Paulo  SP
29-01-2011  Feira de Adoção Toca dos Gatinhos - Consolação -  São Paulo  SP
29-01-2011  Feira de Doação de Cães e Gatos - Higienópolis -  São Paulo  SP
29-01-2011  Feira da Adoção Cão Sem Dono - Centro -  Poá  SP
29-01-2011  Feira Permanente de Adoção de Cães e Gatos da APAR - Campo Grande/P...  São Paulo  SP
29-01-2011 - 30-01-2011  Feira de Adoção APAA - Santo Amaro -  São Paulo  SP
29-01-2011  Adote um Amigo da Faros d'Ajuda - Taboão -  Bragança Paulista  SP
29-01-2011  Feira de Adoção União SRD - Pompéia -  São Paulo  SP
29-01-2011  Feira de Adoção A.V.V.A - Jardim Pinhal -  Guarulhos  SP

Interior
29-01-2011  Feirinha de Adoção SOS Animais Abandonados - Anhangabaú -  Jundiaí  SP
29-01-2011 - 30-01-2011  Feira de Adoção Gapa - Centro -  Indaiatuba  SP
29-01-2011  Me Leva Pra Casa G1 - Jardim Nilópolis -  Campinas  SP
29-01-2011  Me Leva Pra Casa G3 - Campo dos Amarais -  Campinas  SP
29-01-2011  Me Leva Pra Casa G2 - Jardim Aurélia -  Campinas  SP
30-01-2011  Feira de Adoção de Animais - Vila Rio Branco -  Jundiaí  SP

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cerca de 4 milhões de cães saudáveis morrem em abrigos a cada ano, devido ao comércio de animais

Passeios no parque e brincadeiras de buscar são coisas que os cães de abrigos adorariam fazer, se alguém tivesse dado essa oportunidade para eles. Mas a maioria não tem essa chance. Cães estão morrendo porque as pessoas optam por comprar animais de criadores ou lojas de animais, ao invés de adotar os abandonados que estão em abrigos.
Cerca de 4 milhões de cães saudáveis morrem em abrigos a cada ano, devido ao comércio de animais
Em um vídeo feito para estimular a adoção ao invés da compra, a PETA pergunta: “Quando você compra um cão, o que faz com o cão de abrigo que acabou de matar?”.

Assista ao vídeo da campanha, clicando aqui: http://bit.ly/hFeL68 .
Enquanto o vídeo pode parecer irreal, a triste realidade continua para as milhões de vidas perdidas a cada ano, porque as pessoas escolhem comprar cães de criadores e lojas de animais, enquanto inúmeros animais esperam uma chance para serem adotados.
Cerca de 4 milhões de cachorros maravilhosos e saudáveis perdem suas vidas em abrigos de animais, somente nos EUA, a cada ano. Comprometendo-se a adotar sempre e nunca comprar, você pode ajudar a por fim a esta tragédia.
Fonte: ANDA

domingo, 23 de janeiro de 2011

Leucemia felina - FeLV

O texto abaixo foi retirado de: http://curiosidades-felinas.blogspot.com/

Imagem retirada de: mascotas.org

A Leucemia ou Leucose Felina (FeLV) é provavelmente a doença vírica mais fatal entre os gatos por todo o mundo e é a segunda principal causa de morte entre os felinos, logo após os acidentes.
Causada por um retrovírus semelhante ao HIV humano, produz uma enzima que lhe permite inserir o seu próprio material genético nas células do gato, impedindo que o sistema imunológico do gato funcione de forma adequada, fazendo com que ele fique mais susceptível a infecções. Como o organismo fica sem defesas, outras doenças graves como o cancro podem desenvolver-se, causando a morte do animal, entre 1 a 5 anos após a infecção por FeLV.
Cerca de 1 em cada 3 gatos que contactam com o vírus desenvolvem infecção permanente que é quase sempre fatal. Felizmente o vírus não sobrevive no ambiente por muito tempo, no entanto apresenta uma taxa de mortalidade bastante elevada.
Este vírus não se transmite a humanos nem a animais de outra espécie.

 Como se dissemina?

O vírus da Leucose Felina transmite-se pelas secreções (saliva e lágrimas), lambidelas, espirros, bem como pelas fezes, urina ou até pelo leite materno, durante a amamentação. Transmite-se também através das feridas provocadas por lutas, pelo acasalamento e pela contaminação de comedouros, caixas de areia ou camas. Ainda que menos frequente, poderá passar da mãe gestante para os seus filhotes.
Apesar de se transmitir com bastante facilidade, o vírus não sobrevive no ambiente por mais de umas horas e é facilmente destruído pelos detergentes e desinfectantes comuns.
Os riscos aos quais está sujeito o seu animal variam em função da sua idade e modo de vida. Os gatinhos, por terem menos defesas, estão mais susceptíveis a contraír o vírus. No entanto, um gato adulto que viva no exterior e em comunidade, está mais exposto ao vírus do que um gato caseiro.

Quais são os sintomas?

bichoscaprichosvet.blogspot.com

Num gato contaminado pelo vírus da Leucose Felina, os sintomas podem demorar entre um a dois anos a manifestar-se. A maioria dos gatos, cerca de 80%, morre num período de 2 a 3 anos após a infecção.
Deve suspeitar de FeLV quando o seu gato contrai doenças com muita facilidade.

Esta infecção manifesta-se no organismo em dois estádios: num primeiro estádio, alguns gatos mais saudáveis conseguem combater a infecção, eliminando o vírus da corrente sanguínea; num segundo estádio, a infecção consegue proliferar, chegando à medula óssea e a outros tecidos. Neste caso, o animal será portador de FeLV durante o resto da sua vida.
Derivado à imunodepressão que este vírus provoca no organismo do gato, este encontra-se vulnerável a diversas infecções secundárias oportunistas que em situações normais não infectam gatos saudáveis.
Os animais podem apresentar:
  • abcessos persistentes e recorrentes;
  • gengivas pálidas;
  • pelo mal-tratado, aparentemente sujo e escamado;
  • infecções crónicas da boca;
  • infecções urinárias;
  • doença respiratória crónica;
  • diarreia;
  • perda de peso;
  • falta de apetite;
  • anemia;
  • depressão;
  • gastroenterites;
  • febre persistente;
  • infertilidade;
  • abortos;
  • lesões neurológicas;
  • tumores.
O aparecimento de tumores malignos é uma das principais preocupações em gatos infectados pelo FeLV. Este vírus foi inicialmente detectado em alguns gatis na Escócia, em 1964, onde se presenciou uma “epidemia” de cancro. Descobriu-se mais tarde que muitos dos gatos infectados pelo vírus desenvolviam, num período de meses a anos, tumores malignos das células dos linfonodos e da medula óssea. Quando estas células tumorais se encontram no sangue, o cancro toma a designação de Leucemia. Estes tumores podem também ser encontrados em diversos locais do organismo, incluindo a medula óssea, tórax, rins, fígado e tracto gastrointestinal, tomando nestes casos a designação de Linfoma.

Qual é o tratamento?

Actualmente não existe cura para a Leucose Felina. A melhor forma de evitar que o seu gato contraia FeLV será mesmo a prevenção.
Felizmente já existem vacinas bastante eficazes na prevenção da infecção por este vírus. A primeira vacinação deve ser feita em gatinhos entre as 8 e as 10 semanas, e uma segunda dose de reforço 3 semanas a um mês depois, devendo ser realizada revacinação anual para manter o gato protegido.
Apenas existem vacinas feitas a partir do vírus morto, uma vez que as vacinas feitas a partir do vírus vivo modificado apresentavam sérios riscos de contaminação do animal. No entanto, está associado o risco de aparecimento de um tumor designado por Fibrossarcoma. Trata-se de um tumor maligno agressivo do tecido fibroso, que se desenvolve na sequência da resposta inflamatória e que ocorre no local da injecção da vacina. A taxa de aparecimento destes tumores é de cerca de 1 em cada 5000 vacinas dadas, enquanto a taxa de contaminação por FeLV é de cerca de 2 em cada 100 gatos. Assim sendo, os benefícios da vacina ultrapassam os riscos da contaminação. No entanto, se o seu gato não tem acesso ao exterior nem contacto com outros gatos, não há necessidade de o vacinar.
Se o seu gato já estiver infectado não poderá ser vacinado, daí a importância da realização do teste antes da vacinação.

Como posso fazer o teste de FeLV?

Imagem de: tradew.com
 Estão disponíveis vários testes sanguíneos que permitem ao veterinário identificar rapidamente os indivíduos infectados pelo FeLV. Os gatos que vivem em casas com vários outros co-habitantes felinos devem ser todos sujeitos a este despiste, para assegurar que nenhum é portador do FeLV, e portanto um risco para a comunidade. Todos os gatos estranhos que se pretenda introduzir em casa, devem ser mantidos sob quarentena por um período de 3 meses e testados por 2 vezes para o FeLV, antes de serem colocados junto dos outros indivíduos. Testar todos os animais da casa/gatil periodicamente e prevenir a entrada de animais infectados é uma forma eficaz de criar um ambiente seguro e livre do FeLV, onde a vacinação não chega assim a ser necessária.
Se o seu gato estiver infectado com o vírus, mantenha-o afastado de outos gatos para evitar que dissemine o vírus. Isole-o e mantenha-o afastado do exterior para que não esteja exposto a outras infecções. Mantenha um acompanhamento veterinário com alguma periodicidade e forneça-lhe alimentos equilibrados para que o bichano tenha uma maior esperança e qualidade de vida.
 
DEVE SEMPRE CONSULTAR UM VETERINÁRIO!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Brincar com gato

O texto abaixo foi retirado de: http://curiosidades-felinas.blogspot.com/
 
Imagem retirada de: ronronar.com
Quando se tem um animal de estimação em casa, uma das principais preocupações é o facto de o animal passar muitas horas sozinho. Para tentar compensar este facto, devemos proporcionar aos nossos companheiros brinquedos que os mantenham entretidos em segurança.
Uma das grandes vantagens de ter um gato em casa é não ser preciso gastar muito dinheiro para o manter entretido, como poderemos ver à frente.
Desde pequenos, os gatinhos aprendem a brincar com a mãe. Mas apesar destas brincadeiras serem muito divertidas de se ver, para os gatos são verdadeiras lições de vida. É através das brincadeiras que a mãe transmite aos seus filhotes a arte da emboscada, da perseguição e captura de presas, da defesa contra inimigos e até mesmo as regras de hierarquia e demarcação de território.
Actualmente, encontram-se nos hiper e supermercados uma vasta gama de brinquedos caros e sofisticados, desenhados e construídos especialmente para agradar aos gatos, em função das suas necessidades inatas de sobrevivência. De facto, apesar de alguns felinos domésticos nunca terem saído para o exterior da segurança dos seus lares, eles mantêm o seu instinto de caça, de protecção, de demarcação do território, entre outros.

A segurança em primeiro lugar

Dada a sua natural curiosidade, os gatos encontram brinquedos nos objectos do dia-a-dia, pelo que cabe ao dono responsável tomar algumas medidas de prevenção para evitar que ocorram acidentes.
Esteja atento e vigilante sempre que o gato brinca com lãs, cordas ou outros fios. Ao brincar, o gato pode ficar com as patas ou pescoço presos no fio, o que pode originar ferimentos graves ou, até mesmo, asfixia. Quando fica preso, o gato vai tentar lutar contra o que o está a prender, o que pode piorar a situação, ao apertar ainda mais o fio e provocar cortes na pele do animal.
Alguns gatos podem também engolir os fios, sem sequer os mastigar. Estes fios podem ser muito prejudiciais ou até mesmo fatais se atingirem os intestinos.
Portanto, nunca deixe o seu gato brincar sozinho com fios ou cordas e é importante manter objectos semelhantes fora do seu alcance.
Tenha também especial atenção a objectos afiados ou pontiagudos. Estes podem ficar espetados na boca do animal ou até mesmo ser ingeridos, podendo provocar lesões graves no estômago ou intestinos do bichano.

O gato encontra facilmente brinquedos nos objectos do dia-a-dia, pelo que deverá ter particular cuidado com as coisas que deixa espalhadas em casa. Um brinco ou um arame de apertar a embalagem do pão de forma são objectos de extrema diversão para os gatos, mas são também potencialmente perigosos. Nunca deixe o gato brincar com objectos como elásticos, patilhas de abertura de latas, enfeites de Natal, clipes, alfinetes, tachas, balões vazios, sacas plásticas, entre outros. A partir do momento que tem um gato em casa, deverá ter atenção a pequenos pormenores e será prudente adoptar uma atitude preventiva. Esteja atento a tudo o que for pequeno, fácil de ser ingerido e com que o gato goste de brincar: mais vale prevenir que remediar!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Seja um voluntário virtual

Uma forma de ajudar os animais é divulgando o site www.nossosbichos.org para todos os seus contatos de email, orkut, facebook ... Você pode mandar uma mensagem padrão como a que segue abaixo:

"Conheça um site de adoção de animais e conscientização para a posse responsável, o www.nossosbichos.org . Por meio dele você pode adotar um animal, ajudar no tratamento, se divertir e se informar com vídeos, notícias e dicas sobre cães e gatos. Acesse e repasse www.nossosbichos.org "

Essa mensagem pode ser enviada para todos os seus contatos de email, scraps para os amigos do orkut, divulgue no twitter e facebook .. Sua ajuda não custa nada e é muito importante para que mais pessoas conheçam o site e a história dos animais.

______________________________________________________________________

No orkut: Utilize a ferramenta promova do orkut com o texto "Acesse e divulgue: www.nossosbichos.org" ... Com isso todos os seus contatos verão a mensagem e terão a chance de enviar para os seus contatos !! Assim muitas pessoas conhecerão o site e poderão ajudar !

 

Conheça outras formas de ajudar clicando aqui.

Castração das gatas !!

O texto abaixo foi retirado de: http://ongpatamada.blogspot.com/

A esterilização é uma cirurgia destinada a impedir a reprodução. Na fêmea, a esterilização consiste na remoção dos órgãos reprodutores internos, nomeadamente o útero e os ovários - ovariohisterectomia. Com esta cirurgia, as gatas deixam de ter o cio, não podendo procriar, tornam-se menos susceptíveis a doenças, como cancro mamário ou infecções, e o seu temperamento e sociabilização sofrem melhorias consideráveis. Deve ser realizada por volta dos seis meses de idade, preferencialmente antes do primeiro cio.
Felizmente, esta cirurgia tem vindo a generalizar-se devido às suas inúmeras vantagens, tanto para as gatas como para os seus donos.
A esterilização, quando realizada antes do primeiro cio, reduz a probabilidade da gata desenvolver tumores mamários para cerca de 0,5%. Estes são quase sempre malignos e estão entre os três tipos de tumores mais frequentes nas gatas.
Uma gata esterilizada torna-se mais meiga, mais calma e mais sociável. A esterilização não altera em nada a personalidade das gatas nem o seu desenvolvimento e não é, como muita gente pensa, ir contra aquilo que é natural.
Enquanto que nós, humanos, podemos escolher qual o método contraceptivo que vamos utilizar de modo a prevenir gravidezes indesejadas e contágios de doenças, os animais não têm essa opção. Cabe-nos a nós, donos responsáveis, pessoas racionais e que se preocupam com o bem estar de todos os animais em geral, tratar de arranjar solução para um problema que é de todos nós.
Uma das vantagens da esterilização é prevenir a sobrepopulação de animais que, por se reproduzirem de uma forma exponencial, é muito difícil controlar. Por exemplo, uma ninhada com 4 gatinhos, duas fêmeas e dois machos, pode, no espaço de um ano, originar a existência de mais de 100 gatinhos. Destes, nem todos terão a sorte de arranjar um lar para toda a vida e muitos acabarão nas ruas, vítimas de abandono, maus tratos, doenças, atropelamentos e abate indiscriminado em canis e gatis.
A esterilização também aumenta a esperança média de vida dos animais, reduz a possibilidade de contraírem doenças e elimina ou reduz os comportamentos típicos do cio, como a marcação de território ou os incomodativos miados nocturnos.
As gatas tornam-se mais caseiras, pois, como não têm o cio, não precisam de procurar parceiro sexual, o que também reduz a possibilidade do animal se perder.
Todos estes factores associados fazem com que a esterilização seja uma opção a ter seriamente em conta no que respeita à saúde da sua gata.

O útero da gata

Imagem retirada de: http://www.westlakeanimalhospital.com/


1. Ovário
2. Tubo uterino
3. Corpo uterino
4. Vagina
5. Bexiga
6. Trompa de Falópio






Pode, e deve, consultar este Folheto Informativo disponibilizado pela Royal Canin, que contém alguma informação sobre este tema. Poderá imprimi-lo para sensibilizar um seu conhecido ou para divulgar em algum local público.
Para mais informações poderá consultar o site http://www.esteriliza-me.org/.
Se pretender visualizar fotografias do procedimento de uma cirurgia de esterilização de gatas passo-a-passo, poderá consultar o site http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/spaying-procedure.html.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

12 MOTIVOS PARA CASTRAR SEU CÃO

O texto abaixo foi retirado de: http://www.bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/

Criar um cão de estimação pode ser uma experiência maravilhosa para você e para ele. No entanto, é importante assumir a responsabilidade de cuidar bem dele e isso inclui a castração. Listo aqui 12 boas razões por que castrar  é tão importante.

01. A primeira boa razão para castração é evitar a gravidez indesejada e ninhadas. Muitos acham os filhotes lindos e atraentes, mas nem todos gostam deles o bastante para assumir a responsabilidade depois. Com a castração do seu cão você reduz o risco de mais uma ninhada de filhotes não planejados.

02. A cadela vai viver uma vida mais longa e saudável. Castrar a cadela antes do primeiro cio reduzirá as chances dela ter infecções uterinas e câncer de mama. O câncer de mama é fatal em cerca de 50% das fêmeas não castradas.

03. Uma cadela castrada não entrará no cio, e consequentemente não sangrará. Dessa forma você evita o trabalho de limpar manchas de sangue em seu mobiliário e carpetes.

04. Seu cão macho será beneficiará também se for castrado. Se a esterilização for feita antes dos 6 meses de idade, você reduzirá significativamente o risco dele desenvolver um câncer de testículo e uma variedade de problemas de próstata.

05. A castração vai diminuir o desejo do cão de fugir e perambular fora de casa. Dessa forma ele estará mais seguro, pois dentro de casa ele não correrá o risco de lesões por acidentes de carro ou brigas com outros cães.

06. A castração promove um melhor comportamento em cães machos. Um cão macho não castrado tem o desejo de montar e marcar o seu território. Depois de castrado, esses desejos são muito reduzidos, quando não eliminados.

07. A castração é mais rentável. Apesar de castração ou esterilização terem um custo relativamente alto, não é tão caro quanto cuidar de uma cadela grávida e os filhotes que virão depois.

08. A castração não deixa o cão mais gordo. Muitas pessoas acreditam que a castração irá tornar o cão obeso. Muita comida e falta de exercício é o que torna o animal pesado. Com um controle de sua alimentação e exercícios, cães manterão um peso corporal saudável.

09. Ao castrar sua cadela você vai evitar a circulação de cães errantes em torno de sua casa enquanto ela estiver está no cio.

10. Castrar o seu cão vai reduzir o risco de propagação de doenças. Estar em contato com outro cão que não é vacinado pode colocá-lo em risco de contrair uma série de doenças.

11. A cada cio de uma cadela, aumentam suas chances de desenvolver uma piometra (infecção uterina) ou câncer de mama na vida adulta.

12. No Brasil existem mais de 5 milhões de animais abandonados, destes, muitos são filhotes, alguns recém nascidos, que na maioria das vezes morrem, vítimas da fome, das doenças e da maldade humana. Isso poderia ser facilmente evitado com a castração. Castrando seus cães, você está ajudando a reduzir a população canina, e abrindo um espaço para que outros cães sejam adotados.

Referências:

http://ezinearticles.com
http://www.vetinfo.com

AJUDEM ....

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

21 eventos de adoção de cães e gatos (até 23 de janeiro)

Bahia
 
23-01-2011  Feira de Adoção "Adote um Amigo" - Campo Grande  Salvador  BA
 
Distrito Federal
 
22-01-2011  Feira de Cães e Gatos da SHB - Asa Norte -  Brasília  DF
 
Minas Gerais
 
22-01-2011  Adote um Amiguinho Fiel - Centro -  Araxá  MG
23-01-2011  Adote um Amiguinho Fiel - Urciano Lemos  Araxá  MG
 
Paraná
 
22-01-2011  Feira de Adoção Permanente da Soc. Prot. dos Animais de Campo Largo -  Campo Largo  PR
22-01-2011  Campanha de Adoção - Portão -  Curitiba  PR
Rio de Janeiro
 
22-01-2011  Adote um Focinho Carente - Gloria -  Rio de Janeiro  RJ
 
São Paulo
 
Grande SP22-01-2011  Projeto SOS Felinos MIAUDOTE! - Parque da Moóca -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira de Adoção Toca dos Gatinhos - Consolação -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira de Doação de Cães e Gatos - Higienópolis -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira da Adoção Cão Sem Dono - Centro -  Poá  SP
22-01-2011 - 23-01-2011  Feira de Adoção APAA - Santo Amaro -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira Permanente de Adoção de Cães e Gatos da APAR - Campo Grande/Pedreira -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira de Adoção - Cães adultos e filhotes Patinhas Online -  Osasco  SP
22-01-2011 - 23-01-2011  Feira de Doação de Cães e Gatos - Ipiranga -  São Paulo  SP
22-01-2011  Feira de Adoção AVVA - Jd. Moreira -  Guarulhos  SP
23-01-2011  A.P.V.V.A - Deixe Viver - Itapegica -  Guarulhos  SP

Interior
22-01-2011  Feirinha de Adoção - SOS Animais Abandonados - Jd. Servilha -  Jundiaí  SP
22-01-2011  Feira de Adoção de Filhotes da AVA - Centro -  Ribeirão Preto  SP
22-01-2011  Feirinha de Adoção SOS Animais Abandonados - Anhangabaú -  Jundiaí  SP
22-01-2011 - 23-01-2011  Feira de Adoção Gapa - Centro -  Indaiatuba  SP

domingo, 16 de janeiro de 2011

Acessem e divulguem ..

Pedimos a todos os visitantes que ajudem a divulgar o site www.nossosbichos.org 


Muito obrigado ...

Cães - Comportamento - Pular sobre as pessoas

Na maioria das vezes, este tipo de comportamento é apresentado pelos filhotes de cães, cães pequenos, ou cães que nunca foram treinados para não pular sobre as pessoas. Os cães pulam sobre as pessoas por uma razão: para chamar sua atenção. Esta é a razão porque você deverá evitar acariciar um filhote de cão quando ele pular. Ensine seu filhote ou seu cão a "sentar" para chamar a atenção ou ganhar elogio de qualquer tipo que seja. Quando ele pular sobre você fale com voz baixa e incline-se para ele dizendo "Fora". Ele não terá outra escolha senão afastar-se de você e quando ele fizer isto, ensine-o a sentar-se apenas quando ele já estiver plantado o seu traseiro firmemente no chão. Elogie-o calmamente por obedecer a você. Logo, tudo o que você terá que dizer ao seu cão é "senta" e ele obedecerá prontamente porque sabe que será recompensado.

Sugestão de Adestramento

E se ele pular sobre você e, quando"em vôo", escapar para onde você não possa lhe pôr as mãos? Prenda sua guia na coleira dele e, então, você estará no controle total. Diga-lhe "Fora", agora "Senta" (ajude-o a ficar nesta posição) e, então, elogie-o calmamente. Se você o elogiar de forma excitada demais, você estará encorajando seu mau hábito, porque ele vai querer pular de novo. Você não pode esperar que ele fique calmo se você falar com ele de forma animadíssima. Procure não colocá-lo numa situação em que ele "não ganhe".

O texto acima foi retirado de: http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_comportamento_pula.aspx

sábado, 15 de janeiro de 2011

Cães - Comportamento - Rotina

Como os cães/filhotes de cães são criaturas de hábitos, as rotinas são muito importantes. Você precisa elaborar uma rotina de quando você deve alimentar, dar água, exercitar e levar o seu cão/filhote para fora para que ele faça suas necessidades. Naturalmente, você vai querer que seu novo amigo se adapte à sua casa rapidamente e, sem uma rotina, esta adaptação poderá se tornar um pesadelo que se arrastará por um longo tempo.

Se você souber quando ele comeu e encheu sua bexiga de água você terá uma boa idéia de quando ele precisará ser levado para fora para fazer xixi. Você também estará treinando seu sistema digestivo. Lembre-se do adestramento preventivo - é sempre melhor pensar antecipadamente. Leve o seu cão para fora quando você achar que ele poderia ter que fazer suas necessidades, ao invés de esperar demais e correr o risco de que o seu filhote/cão venha a fazê-lo dentro de casa. Quanto mais vezes o seu filhote/cão fizer suas necessidades fora de casa, onde você quer que ele faça, menor será a chance dele cometer um acidente dentro de casa. Eles realmente querem lhe agradar e você pode mostrar-lhes como fazê-lo.

Sempre acompanhe o seu cão/filhote fora de casa. Desta forma, você poderá levá-lo a uma área previamente escolhida em seu quintal para fazer suas necessidades, eliminando assim seu hábito de cheirar o quintal todo para encontrar o lugar desejado para fazê-las. Você também terá certeza de que o seu cão/filhote fez suas necessidades antes de trazê-lo para dentro de casa e poderá elogiá-lo.

O exercício também é importante para todos os cães. Cerca de 40% a 60% de todos os cães adultos apresentam excesso de peso ou provavelmente engordarão devido à dieta e ausência de um programa de exercícios. Além disso, a ausência de exercícios pode levar os cães/filhotes a ter um comportamento de mastigação destrutivo, por ficarem entediados ou procurarem queimar o excesso de energia. Levar o seu cão/filhote para um passeio de 15-20 minutos poderá ajudar a socializá-lo, dar a vocês alguma coisa para fazerem juntos (vínculo) e será uma excelente forma de exercitá-lo.

O texto acima foi retirado de: http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_comportamento_rotina.aspx

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cães - Comportamento - Adestramento em casa

Será vantajoso para você começar a utilizar este comando quando o seu filhote tiver 7 semanas de idade. Quanto mais cedo você começar a ensinar a ele a atender ao seu comando "venha", melhor será a vida. Sempre estimule o seu filhote a vir com elogios entusiásticos e muito encorajamento. Lembre-se de que não há dois cães ou filhotes de cães semelhantes, de modo que você terá que ajustar seus métodos de adestramento de acordo com cada animal. O que significa que aquilo que funcionou para um cão poderá não funcionar para um outro. Use sua imaginação, regalos alimentares ou brinquedos.

Sugestão de Adestramento

Se você ralhar com o seu cão porque ele não veio na primeira vez que você o chamou, ele poderá associar sua impaciência com a sua explosão, o que significa que vir até você será a última coisa que ele pensará fazer. Se ele começar a ignorar você e a agir como se não o escutasse, prenda-o a uma longa guia de modo a poder puxá-lo até você após lhe dar um comando "venha". Desta maneira, você não estará repetindo o comando e o seu cão aprenderá a vir quando for chamado (porque ele não terá escolha). Seja entusiástico!

O texto acima foi retirado de: http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_comportamento_comando_venha.aspx

Agenda de eventos atualizada em 13 de janeiro.‏

Bahia
ABPA - Evento de adoção de cães e gatos em Salvador

Todos os sábados do mês de janeiro.

Local
Praça Ana Lúcia Magalhães ocorrerá feira de adoção de cães e gatos.
No Fim de Linha da Pituba.
Associação Brasileira Protetora dos Animais
www.abpabahia.org.br

Horário
10h às 13h



Abrigo São Francisco de Assis em Salvador

Local
Aceitamos doações para o bazar. Doe livros, cds, dvds, roupas, sapatos, eletrodomésticos, bolsas, bijuterias, eletrônicos, utensílios, objetos de decoração, brinquedos e outros que estejam em bom estado.  





Célula Mãe. Evento permanente de adoção em Salvador

Todos os domingos

Local
Parque Pituaçu, próximo ao pedalinho.
www.celulamae.org.br 

Horário
11h às 16h



Célula Mãe. Mutirão de castração de animais de rua em Salvador

Local
Mais informações no site:
www.celulamae.org.br



Terra Verde Viva. Adoção de animais em Salvador

Local
Por favor, entre em contato com a entidade para conhecer os critérios para adoção.





UPAS - Evento de adoção de cães e gatos em Salvador

Domingo, dia 23 de janeiro.

Local
Largo do Campo Grande
Haverá ainda posto de vacinação anti-rábica gratuitamente oferecida pelo CCZ e também será posto de coleta de ração, material de limpeza e medicamentos.
União de Proteção Animal de Salvador
www.upas.org.br

Horário
9h às 14h



 Ceará
Abrigo São Lázaro em Fortaleza

Local
www.saolazaro.com 

UPAC Evento de Educação e adoção de cães e gatos. em Fortaleza

Sábado, dia 15 de janeiro.

Local
Avenida Carapina nº. 2200 Benfica.
União Protetora dos Animais Carentes
www.upacfortaleza.wordpress.com

Horário
15h às 20h



 Distrito Federal
Abrigo Augusto em Brasília

Local
www.augustoabrigo.org

SVPI - Grupo Salvando Vidas. Protetores Independentes em Brasília

Local
www.svpi.blogspot.com
www.salvandovidas.zip.net



Goiás
Adote um cão ou gato no CCZ em Goiânia

De segunda a sexta-feira

Local
Km 8 da GO 020, saída para Bela Vista.
Os animais adultos são entregues castrados, vacinados e vermifugados.  

Horário
8h às 17h

Projeto Hammã. Bazar Beneficente em Goiânia



Local
Se você quer e pode ajudar nesse trabalho, entre em contato conosco, se você mora em outro estado, mas quer ajudar, por favor, envie sua doação para Rua 68 nº. 118 sala 7 bairro Centro
www.projetohamma.com.br


62 8478 7673 / 99020652 / 84066802

 Maranhão
Amada - Associação Maranhense em Defesa dos Animais em São Luis do Maranhão

Local
www.amadaslz.com.br

 Minas Gerais
Castração de Cães e Gatos Gratuita em Belo Horizonte

Local
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Edna de Quinte nº. l173, bairro São Bernardo.
Regional Noroeste
Rua Antônio Peixoto Guimarães nº. 33, bairro Caiçara.
Regional Oeste
Rua Alexandre Siqueira nº. 375, bairro Salgado Filho.
Agende a castração do seu cão ou gato para evitar crias indesejadas.



Ong Cão Viver - Brechó em prol dos animais em Belo Horizonte

De terça a sexta

Local
Rua Aquidaban nº. 635 esquina com Rua Castigliano, bairro Padre Eustáquio.
www.caoviver.com.br

Horário
14h às 19h



Ong Cão Viver. Amigo não se compra, se adota em Contagem.

Todos os sábados

Local
Rua 1º de Maio nº165 Bairro Braúnas. Próximo ao Zoológico de Belo Horizonte.
www.caoviver.com.br

Horário
10h às 16h



Projeto Leva Eu. Adote um amigo em Araxá

Todos os sábados

Local
Praça Governador Valadares, bairro Centro.

Horário
8h às 13h

 Paraná
Evento permanente de adoção de animais em Campo Largo

Todos os sábados

Local
Praça Getúlio Vargas, bairro Centro.

Horário
No período da manhã

AVAN. Bingo beneficente em Curitiba

Domingo, dia 16 janeiro.

Local
Rua Brigadeiro Franco nº. 3661.
Associação Vida Animal 

Horário
14h

Eu adotei um animal de rua. E você? Em Curitiba

Todos os sábados.

Local
Avenida Nossa Senhora da Luz nº. 1525, bairro Jardim Social
www.euadoteiumanimalderua.hd1.com.br  

Horário
9h às 16h

Evento de adoção de animais. em Curitiba

Sábado, dia 15 de janeiro.

Local
Rua Professor Assis Gonçalves nº527, bairro Água Verde.

Horário
10h às 16h



Evento de adoção de cães e gatos em Curitiba

Todos os domingos

Local
Rua Marechal Hermes nº. 678. Próximo a rotatória do Museu do Olho. Centro Cívico.

Horário
13h às 18h



Evento de adoção de cães. em Curitiba

Sábado, dia 15 de janeiro.

Local
Rua Nicarágua nº. 300, bairro Bacacheri. 

Horário
10h às 17h

Evento de adoção/doação em Curitiba

Todos os sábados

Local
Rua Engenheiro Rebouças.

Horário
09h às 16h

Evento de doação de animais em Ponta Grossa

Todo último domingo do mês

Local
Parque Ambiental. Próximo ao terminal central. 

Horário
14h às 17h



Pernambuco
1ª Ação Cãomunitária em Recife

Sábado, dia 29 de janeiro.

Local
Praça da Avenida do Forte, bairro Cordeiro. 

Horário
8h às 17h

 Rio de Janeiro
Abrigo da Serra. Evento de doação de animais no Rio de Janeiro

Todo segundo domingo do mês.

Local
Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas. Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Corte do Cantagalo.
Em caso de feriado a feirinha será realizada no primeiro domingo do mês.
www.abrigodaserra.com.br

Horário
10h às 16h



Abrigo da Serra.Evento de doação de animais no Rio de Janeiro

Todo último domingo do mês.

Local
Praça do Ó Posto 3 Barra da Tijuca.

Horário
10h às 16h



Adote um bichinho e salve uma vida. no Rio de Janeiro

Todo 2º e 4º sábado do mês

Local
Rua Conde de Bonfim nº. 539, loja b. Tijuca 

Horário
9h às 16h

Adote um bichinho e salve uma vida no Rio de Janeiro

Todo primeiro sábado do mês.

Local
Rua Marques de Abrantes nº19 loja B, bairro do Flamengo.

Horário
9h às 16h

Adote um focinho carente  no Rio de Janeiro

Aos sábados

Local
Rua do Russel no bairro da Glória.
Agenda do mês de janeiro de 2011:
15jan / 22jan / 29jan  

Horário
09h às 15h

Evento de adoção em Petrópolis

Todos os sábados

Local
Rua do Imperador Centro 

Horário
8h às 18h

Evento de adoção de animais em Petrópolis

Domingo, dia 16 de janeiro.

Local
Estrada União Indústria nº. 10510, bairro Itaipava. 

Horário
10h às 16h

Focinho de Luz no Rio de Janeiro

Local
www.focinhosdeluz.com.br

G.A.R.R.A. Evento de adoção de cães no Rio de Janeiro

Local
Parque dos Patins, bairro Lagoa. www.garranimal.com.br

Horário
10h às 16h



GAPA-MA em Petrópolis

Itaipava

Local
Gapa Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente
www.gapaitaipava.org.br

Grupo Estimação. Evento de adoção em Teresópolis

Todos os sábados, domingos e feriados.

Local
Praça Higino da Silveira.

Horário
10 às 17h



Grupo Voluntário Ajuda Bicho. Evento de doação de cães e gatos em Petrópolis

Todo 1º sábado do mês

Local
Rua General Rondon nº. 1050, bairro Quitandinha. 

Horário
11h às 17h

PAPE Campanha de adoção de animais em Niterói

Todo último domingo do mês

Local
Estrada das Figueiras, bairro Sapê. Protetores de Animais de Pendotiba

SOS Vida Animal. Evento de doação de animais no Rio de Janeiro

Todo segundo sábado do mês.

Local
Praça Edmundo Bitencourt Bairro Peixoto, Copacabana.
Agenda do mês de janeiro e fevereiro:
15jan e 12fev
www.sosvidaanimal.com.br

Horário
10h às 16h



Rio Grande do Sul
Adote um Focinho Carente. Evento de doação de cães e gatos em Cachoeirinha

De segunda a sexta-feira

Local
Rua Rui Ramos nº. 155, Parada 50, bairro Centro.

Horário
9h às 12h/13h às 18h


51 3041 5081

Aprocan em Canoas

Local
Associação Protetora dos Animais de Canoas
  www.aprocan.com



Arca dos Bichos. Evento de doação de animais em Porto Alegre

Evento mensal aos sábados.

Local
Rua Venâncio Aires nº711, quase esquina com Rua Santana. Informações sobre:
Cães com Ana Galiano 9182 9736 Gatos com Isabel 8148 5883

Horário
10h às 14h

Bicho de Rua. Evento de adoção em Porto Alegre

Domingo

Local
No Brinque da Redenção. Rua José Bonifácio. Parque Farroupilha.
www.bichoderua.org.br

Horário
10h às 14h



Bichos e Amigos Brechó beneficente em Porto Alegre

Todo primeiro domingo do mês.

Local
Rua Aliança nº. 289, bairro Jardim Lindóia, zona norte.
A duas quadras do Shopping
www.bichoseamigos.org.br
O brechó visa arrecadar fundos para os mais de 150 gatos e cachorros acolhidos pela entidade.

Horário
10h às 18h



Brechó Animal em Porto Alegre

De segunda a sábado.

Local
Rua Lucas de Oliveira nº. 149/103, a uma quadra da Rua 24 de outubro.

Horário
14h às 17h



Brechó São Francisco de Assis

Brechó permanente em Viamão na pda 39

Local

CAPA Evento de adoção de cães e gatos em Passo Fundo

Sábado, dia 15 de janeiro.

Local
Avenida Presidente Vargas nº. 1121, bairro Vila Rodrigues.
Clube de Amigos e Protetores dos Animais
www.capapf.blogspot.com

Horário
10h às 18h



CEMPA. Evento de Adoção de Filhotes em São Leopoldo

Local
Centro Municipal de Proteção Animal
Rua São Miguel nº. 02, bairro São José.
Agenda 19 dezembro.
Em caso de chuva, o evento fica cancelado automaticamente.

Horário
A partir das 9h30m.



Cooperativa dos defensores dos animais em Porto Alegre

Mutirão de castração a baixo custo.

Local
cda-rs.blogspot.com



Duas Mãos Quatro Patas em Porto Alegre

Primeiro e último domingo do mês.

Local
Brinque da Redenção.
Horário:10h às 16h
www.duasmaosquatropatas.com.br
 

Duas Mãos Quatro Patas. Bazar e brechó em Porto Alegre

Bimestral.

Local
Praça Navegantes nº. 41, próximo a Avenida Sertório, na altura da Ponte do Guaíba.

Horário
11h às 18h

Evento de adoção de cães e de gatos em Gravataí

Todos os sábados

Local
Rua José Loureiro da Silva nº2073, bairro Centro.

Horário
10h às 18h

Evento de adoção em Sapucaia do Sul

Todo primeiro sábado do mês.

Local
Praça principal da cidade. 

Evento de adoção de animais em Porto Alegre

Sábado

Local
Rua Cristóvão Colombo nº. 545.

Horário
10h às 16h

Evento de adoção.Cães e gatos em Porto Alegre

Todo segundo e último domingo do mês.

Local
Rua Fernandes Vieira nº639, Independência  

Movimento Gatos da Redenção. Evento de doação. em Porto Alegre

Todo segundo e último domingo do mês.

Local
Rua Fernandes Vieira nº. 639 esquina com Avenida Osvaldo Aranha.
Nossa próxima feira será sábado, dia 15 de janeiro no Parque Farroupilha (Redenção) próximo ao estacionamento da UFRGS.

Horário
A partir das 11h

Oficina de Estudos sobre Leishmanioses em Porto Alegre

Sábado, dia 22 de janeiro.

Local
Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Praça Marechal Deodoro nº. 101, Porto Alegre.

Horário
9h às 12h e das 14H às 18h

Projeto Adoradores de Vira latas. Campanha de Arrecadação de Ração na Usina do Gasômetro em Porto Alegre

No segundo final de semana de cada mês

Local
No Gasômetro ao lado da chaminé.
www.projetoadoradoresdeviralatas.blogspot.com

Horário
9h às 18h

Projeto Castração de Animais Domésticos em Porto Alegre

Local
Agendamentos por e-mail ou telefone.
Projeto Castração de Animais Domésticos
www.pcad.com.br


3387. 9329 / 8437. 3760 projetocastracao@yahoo.com.br

Protetora Cintia Rockenbach. Brechó em Porto Alegre

Qunizenal aos sábados.

Local
Avenida Wenceslau Escobar nº1092 Galeria Carolina.

Horário
A partir das 9 h.



Protetora Liliana Lima. Brechó beneficente em Canoas

Todos os domingos.

Local
Brinque da Redenção Box nº2. Esquina da Rua Santana
Aceita doações.
www.liliadoteumamigo.blogspot.com

Horário
10h às 16h



Protetora Nadja Costa - Brechó e bazar em Canoas

Aceito doação nova ou usada que esteja em bom estado

Local
Roupas em geral, sapato, bolsa, utensílios de cozinha, panela, talheres, cobertor, edredom, eletrodomésticos, eletroeletronicos, brinquedos, enfeites, bijouterias, móveis, DVDs, Cds, ferramentas e celular.
www.nadjacosta.adoteja.com.br



Protetores dos Animais do Sul PAS. Brechó

Evento mensal.

Local
Avenida Aparício Borges nº. 452.
www.pas.animal.nom.br
Aceita doações. Saiba mais sobre o próximo evento nos contatos abaixo.

Horário
11h às 17h


(51)9672 0798 lenise03@terra.com.br

Reino Gato em Porto Alegre

Local
www.reinogato.com
Santa Catarina
Abrigo Animal Feira de adoção e bazar em Joenvile

Todo último sábado do mês.

Local
Avenida Beira Rio.
www.abrigoanimal.org.br

Horário
10h às 18h



Abrigo Animal Feira e bazar em Joenvile

Todo segundo sábado do mês

Local
Rua Doutor João Colin.
www.abrigoanimal.org.br

Horário
10h às 18h