sábado, 11 de dezembro de 2010

10 MITOS A RESPEITO DOS GATOS (bichinhosprecisamdelar.blogspot.com)

MITO: GATOS SEMPRE CAEM EM PÉ



FATO: É verdade que os gatos são muito ágeis, mas essa idéia é equivocada, perigosa de acreditar. Normalmente gatos caem de pé, mas nem sempre.

Os gatos têm uma reação de reflexo muito forte e são capazes de girar em volta do espaço, para cair de pé. No entanto, caindo de uma altura muito pequena, talvez uma árvore, um gato não terá tempo para girar ao redor e não cairá de pé. Se cair de uma altura grande demais, o gato provavelmente não vai sobreviver, seja caindo de pé, ou não - e mesmo se sobreviver, certamente ficará muito ferido, especialmente se for novinho.

Este é talvez um dos mitos mais perigosos atribuídos aos felinos, porque as crianças, infelizmente, querem tentar provar isso.

MITO: GATOS PODEM ENXERGAR NO ESCURO
 
 FATO: Um gato tem pupilas verticais que se expandem para deixá-lo ver na escuridão. Ele tem cerca de trinta bigodes que ajudá-lo a encontrar o caminho de volta à noite, mesmo em ambientes estranhos. Mas ele não é dotado de visão especial que pode permitir-lhe ver em escuridão absoluta.

MITO: O LEITE É BOM PARA OS GATOS

FATO: Se você quer dizer leite de vaca, não é necessariamente bom para os gatos em tudo.

Sim, se você colocar um pires de leite, seu gato provavelmente vai tomá-lo todo, mas muitos gatos têm intolerância à lactose, e o leite será muito difícil de digerir, podendo provocar uma diarréia nele.

Se seu gato não possui intolerância a lactose, você pode dar a ele uma pequena quantidade de leite de vaca, mas muito ocasionalmente, como um deleite, mas para fazê-lo regularmente é procurar problemas.

MITO: TODOS OS GATOS CASTRADOS TORNAM-SE OBESOS

FATO: Isso não é exatamente verdade. Embora muitos gatos ganhem peso após castrados, não é a castração em si que torna um gato obeso. Em muitos casos, a castração ou esterilização é feita em uma época em que o metabolismo do animal já diminuiu, e a sua necessidade de comida também. Se o gato continua a comer a mesma quantidade, pode engordar.

MITO: GATOS SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COM BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO

FATO: Muito acreditam que os gatos, por serem relativamente independentes, não precisam de maiores cuidados, e isso não é verdade. O tempo médio de vida de gatos de rua, que não possuem cuidados mínimos, é de três anos, o que deveria ser prova suficiente contra este mito. Um gato bem cuidado pode viver em média 15 anos.

MITO: CRIANDO GATOS DENTRO DE CASA, AUMENTAM AS CHANCES DE UMA CRIANÇA SER ALÉRGICA

FATO: Um novo estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of American Medical Association constatou que as crianças que vivem em casas com dois ou mais cachorros ou gatos, são menos prováveis do que outros bebês para desenvolver reações alérgicas que levam à asma e outros problemas. A exposição dos animais reduz a probabilidade de uma criança ser alérgica a eles mais tarde por 50%.

MITO: OS GATOS ENTERRAM SUAS FEZES PORQUE SÃO ANIMAIS HIGIÊNICOS

FATO: Eles fazem isso, principalmente para eliminar o cheiro que exalam. Um gato dominante por exemplo, não enterrrá os seus excrementos, deixando-os bem à vista para marcar território. O fato dos nossos gatos enterrarem suas fezes, significa o quanto eles se sentem subordinados em relação a nós. Acham-nos fisicamente mais fortes e sabem que controlamos o seu modo de vida (especialmente porque somos nós que lhes fornecemos o seu alimento). Quando um gato que normalmente enterra as suas fezes, deixa de fazê-lo, é porque algo não está correndo bem. Pode ser uma questão de auto-afirmação, dominância em relação a outro animal lá em casa, ou simplesmente uma rejeição ao material que está na caixinha de areia.

MITO: O MIADO DAS GATAS NO CIO É SINAL DE SOFRIMENTO

FATO: O miado constante, assim como o ato de se rebolar, constitui um comportamento sexual feminino felino padrão. É preciso notar que os gatos em circunstâncias normais são silenciosos e até passam despercebidos. A sua comunicação depende muito de sinais do olfato e não tanto de sons, tal como se passa nos cães. Quando querem atrair os gatos machos, as fêmeas em cio têm de adquirir posturas “anormais”, fazendo barulho, rebolando-se, exibindo-se, tudo para atrair os machos. Esse miado não tem relação alguma com o sofrimento, assim como qualquer fêmea de qualquer espécie animal com cio não sofre dores.

MITO: OS GATOS SE APEGAM AOS LUGARES, E NÃO AS PESSOAS

FATO: Isso é uma grande mentira. Gatos amam seus donos incondicionalmente. E alguns chegam a ficar doentes quando esses viajam ou quando são abandonados. Apesar de mais independente, o gato também se apega a pessoas, reconhece os seus proprietários, dá carinho e procura companhia.

A pessoa que pensa que um gato é um animal sem amor, nunca teve um em seu colo. O gato amassa com delicadeza o colo ou o seio do humano para criar um espaço macio e confortável onde se possa aninhar (trata-se de um reflexo infantil, conhecido como amassar pãozinho, que remonta à idade da amamentação, quando o gatinho amassava as maminhas da mãe para estimular o fluxo do leite e ao mesmo tempo se alimentava), ronronando alto ou baixo e transmitindo, assim, uma mensagem de satisfação e de amor. O carinho de um gato é sempre sutil, como esfregar as pernas. Cada gato varia na quantidade de afeto que ele deseja para levar adiante, e nos caminhos que ele deseja mostrar. Mas ele está lá, enquanto você estiver receptivo e às vezes até mesmo se você não está.

MITO: OS GATOS SÓ VÊM PRETO E BRANCO


FATO: Estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir entre o vermelho e o verde, o vermelho e o azul, o vermelho e o cinzento, o verde e o azul, o azul e o cinzento, o amarelo e o azul e o amarelo e o cinzento. Mas seja como for, as cores não são tão importantes na vida dos gatos como na dos humanos.

Fontes de pesquisa:

http://www.best-cat-art.com/cat-myths.html
http://www.cfainc.org/articles/myths-facts.html
http://cats.about.com/od/catcare/tp/topmyths.htm
http://www.petplace.com/cats/superstitions-and-myths-about-dogs-and-cats/page1.aspx
http://www.petmedsonline.org/top-5-myths-about-cats.html
http://www.kittykind.org/cc_myths.html
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/factos_e_mitos_acerca_dos_gatos/221
http://www.gatosecompanhia.com/comportamentos-dos-gatos/factos-e-mitos-acerca-dos-gatos/
http://gatosbrasil.multiply.com/journal/item/52/Mitos_Verdades
http://caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=17


_____________________________________________________________________
Texto retirado de : http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/2010/11/10-mitos-respeito-dos-gatos.html

Tirinhas: www.filedegato.com.br e www.geekcats.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário