O texto abaixo foi retirado de: http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/2010/11/ajude-salvar-vidas-ofereca-um-lar.html
Por que oferecer um lar temporário?
Animais que estão doentes, muito jovens, estressados, ou precisando de socialização, não são os melhores candidatos para a adoção. Esses bichinhos precisam de ajuda para se recuperarem, crescerem físicamente ou mentalmente, tornando-se assim, mais atraentes para as famílias que procuram adotar.
Ao oferecer um lar temporário, você estará promovendo um grande auxílio na reabilitação de um animal através da assistência domiciliar, proporcionando um lugar em sua casa e muito amor enquanto a adoção definitiva chega. Ajudar animais que antes eram indesejáveis a conseguirem lares permanentes, casas onde terão amor e vida digna, dá uma satisfação que não tem preço. Fazendo isso, você estará ajudando a reduzir custos dos protetores e ongs com internações e hospedagens em clínicas ou hotéis. ONGS, blogs e protetores estão sempre à procura de adoções definitivas, cada um ajuda no que pode.
Em um lar temporário, os animais serão menos susceptíveis as doenças contagiosas, receberão atenção e carinho, ao invés de estarem isolados, e consequentemente serão mais socializados.
Que tipo de animais de estimação necessitam de um lar temporário?
01. Gatinhos e cachorros, que são jovens demais para serem castrados e adotados.
02. Gatos ou cães que ainda estão a amamentar suas ninhadas, que precisam de um lugar tranquilo, onde possam se sentir seguros e receber a socialização adequada.
03. Gatinhos ou cãezinhos que foram separados de suas mães ainda muito cedo: Cuidar de ninhadas, ou de um filhote que não têm uma mãe é algo que exige atenção e tempo, e como os animais são muito jovens, devem ser alimentados com regularidade, normalmente exigindo-lhe levantar-se várias vezes à noite para
garantir que eles estarão bem alimentados.
04. Os gatos ou cães que estão sendo tratados por ferimentos ou doenças: Alguns animais que estão doentes, precisam de um lugar tranquilo para se recuperar, e alguns cuidados adicionais. Por exemplo, um cão com uma perna quebrada pode precisar de tempo para a sua perna voltar ao normal e recuperar forças antes de que ele esteja apto para ser colocado definitivamente para adoção. Cuidar dos animais doentes é mais adequado em casas sem crianças ou animais de estimação brincalhões.
05. Animais que estão estressados, ou deprimidos por estarem numa clínica, confinados por um longo tempo.
06. Animais que sofreram maus tratos, e que necessitam de muito carinho e atenção para recuperarem a sociabilidade e auto estima. Bichinhos que não tiveram muito contato com pessoas (ou apenas o contato com pessoas negativas) podem não confiar nas pessoas, e precisam aprender que estar com humanos pode ser uma coisa boa.
Qual é o custo para oferecer um lar temporário?
Na maioria dos casos o protetor ou a ong que resgatou o animal procura viabilizar os custos de tratamento para o bichinho, mas isso é algo que deve ser conversado bem claramente. É claro que toda ajuda é bem vinda.
Se você deseja ajudar um, ou mais animais, oferecendo um lar temporário, é importante:
01. Ser maior de idade. O principal responsável pelo animal deve ter pelo menos 18 anos de idade.
02. Que todos que residem na mesma casa estejam de acordo com isso.
03. Que o voluntário possa proporcionar um ambiente limpo, seguro e amoroso para os animais em sua casa, e que não ofereça-lhes acesso à rua.
04. Saber administrar medicamentos, quando isso for necessário.
05. Saber que a maioria dos animais que precisam de lar temporário tem imunidade limitada, e muitas vezes precisam ser isolados. Então, caso tenha outros animais, é importante que eles estejam com todas as vacinas em dia.
06. Saiba que a duração do acolhimento familiar para cada animal varia de acordo com suas necessidades. Pode demorar apenas alguns dias, mas pode também levar alguns meses. Cada caso é um caso.
Oferendo um lar temporário você está dando a possibilidade de encaminhar um animal de estimação para uma vida longa, digna e feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário