segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

10 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR FILHOTES EM PET SHOPS E CLASSIFICADOS (http://www.bichinhosprecisamdelar.blogspot.com)

01. Muitos filhotes provenientes de alguns canis não são o resultado de uma criação cuidadosa e geralmente não são bem tratados antes de chegar à loja. Muitos já chegam com algumas doenças e condições adversas como problemas neurológicos, problemas nos olhos, a displasia da anca, doenças do sangue e Parvovirose Canina.

02. Problemas comportamentais: Como a reprodução é indiscriminada, problemas comportamentais não são eliminados geracionalmente. Você também vai descobrir que os funcionários de uma loja do animal de estimação podem não ter qualquer formação em lidar com questões de comportamento quando os filhotes continuam a fazer as coisas erradas, que acabam se tornando hábito.

03. Problemas de socialização: Muitas vezes os filhotes se afastam da ninhada muito precocemente, com apenas 4 ou 5 semanas de vida. O primeiro filhote deve ser separado de sua mãe no mínimo em oito semanas, e a maioria dos criadores renomados dizem que o correto mesmo é pelo menos 10 semanas. Esta falta de tempo de socialização com seus irmãos significa que cachorro não vai desenvolver habilidades caninas importantes.

04. Um dono de loja de animais normalmente não é um especialista em uma raça e muitas vezes nem em cães em geral. A compra de um filhote de cachorro de uma loja significa que você não vai saber tudo sobre essa raça, por exemplo: ele talvez não seja capaz de avisá-lo sobre problemas de saúde específicos que uma determinada raça é propensa.

05. A maioria dos pet shops oferecem uma garantia se você pode trouxer o cachorro de volta se ele tiver algum problema. Porém, eles não tendem a dizer aos clientes qual será o destino do cachorro, uma vez devolvido. E o que lhes acontece, então?

06. Cachorros de pet shop gastaram todas as suas curtas vidas em gaiolas. Eles não têm a oportunidade de desenvolver o instinto natural de fazer suas necessidades longe de sua comida e cama. Isso causa problemas quando você tenta ensiná-los. Lembre-se: o cachorro não teve escolha.

07. Comprando um filhote num pet shop, você está incentivando a exploração dos cães que só servem para reprodução. As cadelas procriadoras são exploradas infinitamente, e a cada cio logo são colocadas para cruzar para terem mais e mais filhotes, e esse ciclo de sofrimento não acaba nunca.

08. Não dê dinheiro a quem quer ganhá-lo fácil! A maioria dos filhotes que estão em lojas de animais são provenientes de canis sem procedência. Você já questionou sobre como esses animais são criados? A maioria dos filhotes são frutos de reprodução em massa, com o dinheiro como motivação principal.

09. Você já se perguntou por que o preço de um filhote vai caindo quando ele vai ficando mais velho? É porque ele(a) está se tornando uma responsabilidade. Uma vez que já não está no palco como um lindo cãozinho ou gatinho, seu valor está diminuindo. Já imaginou o que acontece com ele se não é vendido?

10. Há um número infinito de cães de todas as formas, tamanhos, idades e personalidades que necessitam de um novo lar amoroso, por que não adotar? No Brasil, há mais de 5 milhões de animais abandonados*. Sem conseguir uma adoção, a maioria fica destinada a viver por toda a vida em total abandono nas ruas, ou acaba indo parar nos centros de controle de zoonoses, onde muitas vezes são eutanasiados.


Então, da próxima vez que você observar aquele cachorrinho adorável na janela, pare, pense e pondere. Estimular esse tipo de comércio é, na prática, apoiar os criadores de quintal e comerciantes cujo o bem estar do animal é o que menos importa. Somos contra a venda de animais, mas se for comprar um pet, procure um criador que tenha pelo menos boas referências, e vá até seu canil para conhecer as condições em que os animais são criados.

* Dados da WSPA.

________________________________
O texto acima foi retirado do link http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/2010/12/10-razoes-para-nao-comprar-filhotes-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário