quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Não compre ... ADOTE !!!

Esse texto foi retirado do blog bichinhosprecisamdelar.blogspot.com
Você pode se imaginar forçando o seu cachorro a viver a sua vida inteira em uma pequena gaiola de arame sem companhia humana, brinquedos ou conforto, e com pouca esperança de tornar-se parte de uma família? Pois é, essa  é  a vida de um cachorrinho de uma Puppy Mill. É um ciclo de crueldade que contribui para a superpopulação animal e do sofrimento de incontáveis cães.

O que é uma Puppy Mill?


Puppy Mills são instalações de reprodução para comercialização de cães em massa, que colocam o lucro acima do bem-estar dos animais. A maioria dos cães das Puppy Mills (que poderíamos descrever como fábricas de filhotes) são alojados em condições escandalosamente pobres, especialmente os mantidos em gaiolas para serem criados mais e mais anos, sem companhia humana e com poucas esperanças de comporem uma família. Depois que eles não são mais rentáveis, estes cães são simplesmente descartados. E centenas de milhares de filhotes nascem a cada ano, contribuindo para a superpopulação de animais que enche abrigos de cães nos Estados Unidos.

A fim de maximizar os lucros, as cadelas são colocadas para procriar em todas as oportunidades, com pouco ou nenhum tempo de recuperação entre ninhadas.

Sites, ongs, programas de TV (entre eles o de Oprah Winfrey) e outras instituições americanas ligadas a defesa dos animais estão fazendo graves denuncias das condições deploráveis que esses cães têm vivido em toda a sua vida. De longe, o maior ato de crueldade dispensada por estes proprietários das Puppy Mills é que as cadelas são “criadas” para procriarem repetidamente até que morram. O segundo maior ato de crueldade é o fato de que os proprietários dessas fazendas nem sequer dão atenção básica para estes cães. Eles não têm abrigo do frio do inverno ou o calor do verão, eles não são bem alimentados, e eles não recebem cuidados veterinários. Estes são os filhotes que acabarão em lojas de animais em todo o país. Estatísticas mostraram que quase 99% de todos os filhotes vendidos pet shops americanos são provenientes de fábricas de filhotes. Estatísticas também mostram que mais de 2,7 milhões de cães foram mortos em 2009 nos EUA simplesmente porque há muitos deles, mas não existem famílias o suficiente para comprá-los, ou adotá-los.  As Puppy Mills estão produzindo uma multidão de cães e, em seguida, matando- os,  abandonando-os,  ou ainda vendendo esses cães para outra fábrica, como um fim de estoque. 

São milhares de fábricas de filhotes que ainda estão em operação.

 Os cães das Puppy Mills vivem em gaiolas apertadíssimas

Por que as Puppy Mills ganham muito dinheiro?

As fábricas de filhotes já existem nos Estados Unidos por décadas. Elas continuam a prosperar porque atacam os consumidores inconscientes e desavisados, que adquirem filhotes em lojas de animais,  na Internet, e através de anúncios classificados de jornal. Muitos dos cachorros têm graves problemas comportamentais e de saúde, mas só depois isso vem à tona.

Mas esse tipo de atividade não é ilegal?

Este tipo de negócio não é ilegal na maioria dos estados americanos, e esse problema está atingindo proporções epidêmicas, especialmente no Centro-Oeste, em estados como Missouri e Arkansas Pensilvânia, que é também um estado em que estes atos de crueldade estão ocorrendo aos montes e os legisladores não têm se apressado nem um pouco em mudar esse quadro porque recebem contribuições financeiras de lobistas agrícolas em suas campanhas, e temem irem contra seus interesses. Eles - os lobistas - obviamente não querem ver esse negócio abolido. 

 Uma triste realidade por trás do comércio de cães
 
Que problemas são comuns aos cães das Puppy Mills?

Distúrbios de comportamento, medo e falta de socialização com os humanos e outros animais são características comuns de cães das fábricas de filhotes. Como os responsáveis por estas fábricas não possuem critério algum para reprodução, os filhotes de cachorro são propensos a problemas congênitos e hereditários.  Entre eles, incluem-se:

• Epilepsia
• Doenças cardíacas
• Problemas renais
•Displasia, luxações,  lesões músculo-esqueléticas.
• Doenças endócrinas (diabetes, hipertireoidismo)
• Doenças do sangue (anemia, doença de Von Willebrand)
• Surdez
• Problemas oculares (catarata, glaucoma, atrofia progressiva da retina, etc)
• Doenças respiratórias

Em cima disso, os filhotes chegam muitas vezes em lojas de animais de estimação e seus novos lares com doenças ou enfermidades. Estas podem incluir:

• Giárdia
Parvovirose
• Infecções respiratórias superiores
• Traqueobronquite infecciosa (A Tosse do Canil)
•Pneumonia Pneumonia
• Sarna
• Pulgas
• Carrapatos
• Parasitas intestinais
• Dirofilariose (que é um verme que se desenvolve dentro do coração dos cães)
• Diarréia crônica 

Cães são tudo de bom, amamos todos eles, de raça ou não, mas lembre-se:

 Boa parte dos anuncios de cães à venda escondem 
a verdadeira realidade desse comércio

-  Ao comprar um animal de estimação, você estará lidando com alguém cuja prioridade é o dinheiro, jamais o animal.

-  Para cada filhote que você comprar em de uma loja de cachorro, ou a um criador, muitos outros continuarão sendo explorados, prostituídos, fazendo com que esse ciclo de sofrimento continue. Criadores inescrupulosos se escondem por trás da fofura dos filhotes.

- Qualquer um pode criar um site de excelente aparência ostentando os mais elevados padrões de criação e cuidados, mas você não tem realmente nenhuma maneira de saber se essas empresas são o que eles dizem. Então, se realmente você optar por comprar um animal, procure investigar, conhecer pessoalmente o canil de onde vem o seu cão.

-  Adoção é a opção do amor.


Referências:


www.humanesociety.org
www.aspca.org
www.huskydomain.tripod.com/puppymills.htm
www.factoidz.com
www.thesimonfoundation.org
http://adoptapet.sg
http://blog.k9cuisine.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário